Guias de Uso e-CPF

GUIA DE PRINCIPAIS SISTEMAS E APLICAÇÕES DE USO DE CERTIFICADO DIGITAL DE PESSOA FÍSICA (e-CPF)

 

CERTIFICADO DIGITAL E-CPF

É o CPF em versão electrónica, para mais praticidade, agilidade e segurança nas operações na Internet, como envio de e-mail assinado digitalmente, acesso bancário, envio de Declaração de Imposto de Renda, entre outros.

Além do uso nos e-mails e bancos, há diversos sistemas que são acessados com Certificado Digital, a fim d garantir a autenticidade e segurança.

Principais utilizações

Utilizações Diversas

Acessar o e-CAC (Receita Federal do Brasil)

Acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e realizar uma série de operações, dentre as quais verificar a situação fiscal, consultar as notificações de declarações feitas à Receita Federal, realizar, consultar ou cancelar procurações eletrônicas para o seu contador, etc.

O e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) é o portal de serviços que permite a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil (RFB).

Para usufruir alguns serviços disponíveis no e-CAC com segurança é indicado obter um Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ. Em ambos os casos o cliente pode optar pelos modelos A1 (espécie software para ser instalado no computador, com validade de 1 ano) e A3 (cartão ou token).

O e-CPF é indicado para acesso a serviços de pessoa física ou para representante legal da empresa, que nesse caso poderá visualizar uma série de serviços online da pessoa jurídica. Existe ainda a opção “alterar perfil de acesso”, usada quando uma Pessoa Física deseja visualizar os dados da Pessoa Jurídica ou o contrário.

Consultar dados do IRPF (no e-CAC)

Consultar dados do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), enviar com mais segurança e acompanhar o status da declaração atual do Imposto de Renda, além de acessar as já enviadas em anos anteriores.

Acessar o eSocial

O eSocial é um projeto do governo federal que regulariza o recolhimento do FGTS e outras obrigatoriedades a funcionários domésticos.

Regulamentada desde outubro de 2015, a Emenda Constitucional nº 72/2013 ampliou os direitos dos trabalhadores domésticos e tornou o FGTS um benefício obrigatório.

Para enviar as informações relativas ao empregado de modo unificado e gerar as folhas de pagamento, o empregador precisa cadastrar seus dados e os do empregado no Portal eSocial, acessível por meio de código de acesso ou Certificado Digital, que torna o processo muito mais simples, rápido e seguro.

As responsabilidades recolhidas em guia única:

  • Imposto sobre a Renda Pessoa Física, se incidente – Trabalhador;
  • 8% a 11% de contribuição previdenciária – Trabalhador;
  • 8% de contribuição patronal previdenciária – Empregador;
  • 0,8% de seguro contra acidentes do trabalho – Empregador;
  • 8% de FGTS – Empregador;
  • 3,2% de indenização compensatória (Multa FGTS) – Empregador.

Realizar transações de FGTS e Previdência Social

Realizar transações relativas ao FGTS e a Previdência Social no Conectividade Social, mediante procuração ou nos casos de profissional autônomo.

Acessar o Receitanet

Caso seja o representante legal de alguma empresa na Receita Federal ou o procurador, enviar pelo Receitanet demonstrativos como DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica), DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais) e outras declarações.

Assinatura de Contratos de Câmbio

A Assinatura de Contratos de Câmbio dos bancos privados permite a realização de operações cambiais na internet com maior segurança, mantendo a integridade das informações.

Para assinar os contratos, o Banco Central determina que os clientes utilizem Certificado Digital do tipo e-CPF se forem pessoas físicas, ou e-CNPJ no caso de pessoas jurídicas. Os procuradores que assinarem em nome de uma empresa devem adquirir o e-CNPJ.

ComprasNET

O Comprasnet é o portal de compras do Governo Federal para a realização de licitações e contratações feitas pela Administração Pública Federal direta. Para acessar os diversos serviços do Comprasnet, os fornecedores devem adquirir um Certificado Digital do tipo e-CPF ou e-CNPJ.

Siscomex

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) é um portal eletrônico que reúne as atividades de registro, acompanhamento e realização de procedimentos relacionados ao comércio exterior. Para acessá-lo é necessário utilizar um Certificado Digital e-CPFA3 do representante cadastrado.

No Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) é possível, entre outras funções, fazer solicitação e deferimento de Licenciamento de Importações (LI) e registro da Declaração de Importação (DI); assinar contratos de câmbio em instituições bancárias, cadastrar despachante etc.

SPED / Assinar a escrituração contábil e fiscal

O Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) consiste no armazenamento, na validação e na recepção de documentos contábeis e fiscais de empresas e pessoas jurídicas no meio digital.

Assinar a escrituração contábil e fiscal da empresa (SPED Contábil e Fiscal – EFD e ECD), caso seja o procurador ou representante legal da empresa.

Fazem parte do Sped os seguintes projetos: Escrituração Contábil Digital (ECD), também conhecido como Sped Contábil; Escrituração Fiscal Digital (EFD), ou Sped Fiscal; a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Para garantir a segurança e a validade jurídica dos arquivos, a Receita Federal indica a utilização de Certificação Digital. No caso do ECD é indicada o uso do e-CPF do tipo A3, enquanto o EFD é acessado por e-CPF e e-CNPJ dos dois tipos (A1 e A3). Já a Nota Fiscal Eletrônica é emitida por meio de um Certificado Digital específico, o NF-e.

Aderir ao Cadastro Positivo

Aderir ao seu Cadastro Positivo (de pessoa física) pela internet.

Enviar e fazer retificações no CAGED

Enviar e fazer retificações no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mediante procuração.

Caged é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério de Estado do Trabalho e Emprego que as empresas com mais de 20 funcionários devem atualizar mensalmente para o governo realizar pesquisas. O objetivo desse registro é acompanhar todo o andamento das admissões e demissões de empregados no regime CLT, bem como dar assistência aos desempregados.

Para declarar o Caged é necessário ter um Certificado Digital do tipo e-CPF, no caso de procurador, ou e-CNPJ se for acessar com o CNPJ da empresa.

Acessar o Sisprouni

Coordenador ou representante de instituição de ensino, cadastrado pelo mantenedor, pode acessar o sistema informatizado do ProUni – Sisprouni (Programa Universidade Para Todos) para atualizar, suspender, transferir e encerrar Bolsas, aprovar/reprovar candidatos pré-selecionados, além de emitir Termo de Adesão e Termos Aditivos.

CEBAS

A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social é concedida pelo Governo Federal às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área social, educacional e da saúde.

A Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social é concedida pelo Governo Federal às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área social, educacional e da saúde. Por meio dessa certificação, as entidades podem pedir a isenção de alguns tributos, entre eles o CSLL (Contribuição Sobre o Lucro Líquido) e parte patronal da contribuição previdenciária na folha de pagamento.

Para acessar o SisCebas (Sistema do Cebas na Área da Educação) é indicado dispor de Certificado Digital do tipo e-CPF, se for pessoa autorizada, ou e-CNPJ em nome da entidade.

Acessar o SIOPS

Para acessar o SIOPS, gestores públicos da área de saúde e operadores devem usar a certificação digital para inserção de dados, prestação de contas e demais usos das informações sobre receitas e despesas do estado e município.

O SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde) é o órgão responsável pela coleta, organização e disponibilização das informações sobre receitas e despesas dos estados e municípios com serviços de saúde. Com o objectivo de dar maior segurança ao uso do sistema, desde Março de 2013 se tornou obrigatória a utilização de certificado digital para inserção de informações, prestação de contas e demais usos por parte dos gestores públicos e seus operadores.

Governador, substituto do governador, secretário de saúde e substituto do secretário podem usar o certificado digital para alteração dos dados inseridos no SIOPS. Já no caso dos municípios, prefeito, substituto do prefeito, secretário de saúde e substituto do secretário podem usar o e-CPF para utilizar o sistema do SIOPS.

Utilização – Categorias Profissionais

Advogados – Utilizar o e-DOC

No caso do Judiciário, utilizar o e-DOC (Peticionamento Eletrônico para o Tribunal Superior do Trabalho – TST). O modelo certo de Certificado Digital para este tipo de serviço é o A3, disponibilizado em cartão (pode ser a carteira da OAB) ou token, e possui validade de três anos.

Profissionais da Saúde – Assinar prontuários eletrônicos

Permitir aos profissionais de saúde assinar prontuários eletrônicos (desde que o Hospital utilize o sistema PEP)

Médicos – Obter e-CRM

e-CRM corresponde à nova Cédula de Identidade Médica, que serve como um documento para os médicos acessarem diversos serviços online. Para obter a e-CRM (ou CRM Digital), que se apresenta na forma de um cartão inteligente, é necessário possuir um Certificado Digital para garantir a segurança dos dados ali inseridos. O Certificado Digital necessário é do tipo e-CPF.

O modelo certo de Certificado Digital para este tipo de serviço é o A3, que é portátil e prático, disponibilizado em cartão (pode ser a carteira do médico) ou token, e possui validade de três anos.

Vantagens do e-CRM:

Ampliar a utilização dos prontuários eletrônicos

Ampliar a utilização dos prontuários eletrônicos dos pacientes (PEP).

Acessar serviços exclusivos

Acessar serviços exclusivos do Conselho de Medicina do Portal Médico.

Aumentar a segurança

Aumentar a segurança e o sigilo das informações médicas.

Diminuir os gastos operacionais

Diminuir os gastos operacionais por meio da redução da utilização de papeis e melhora no fluxo dos atendimentos aos clientes.

 

Vantagens do Certificado Digital para o e-CRM:

 

Garantir a segurança

Garantir a segurança das informações prestadas e dos sistemas médicos.

Assinar documentos

Assinar documentos eletronicamente com validade jurídica.

Proteger a integridade dos dados

Proteger a integridade dos dados para que não sejam alterados por outras pessoas.

Dispensar o comparecimento ao vivo

Dispensar o comparecimento ao vivo das partes para a assinatura de documentos.

Agilizar procedimentos

Agilizar procedimentos dos sistemas médicos.

Certificado Digital PRONOVA
Política de Privacidade

Política de Privacidade

(Artigos 8º, 13º, 14º e 21º do RGPD)

A sua privacidade é importante para nós.

Este website pertence à Organização denominada Pronova – Autoridade de Registro em Certificação Digital LTDA, Sucursal em Portugal.

Ao usar este site concorda com o uso que poderemos fazer da informação pessoal que recolhemos acerca de si quando o usa. Este comunicado de privacidade explica como usamos essa informação, descrevendo os termos e as finalidades sob as quais será realizado esse tratamento.

Conteúdo

Acerca desta Política de Privacidade

Que informação recolhemos acerca de si?

De que forma usamos a informação sobre si?

Marketing

Acesso e correção da sua informação

Direitos dos utilizadores e tempos de retenção dos dados

Cookies

Segurança

Contactos

Alterações a este comunicado de privacidade

Acerca desta Política de Privacidade

Pronova respeita as suas preferências no que concerne à recolha e uso dos seus Dados Pessoais.

«Dados Pessoais», refere-se à informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável («Titular dos Dados»); é considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou
social dessa pessoa singular.

Pronova respeita as suas preferências em relação ao tratamento de Dados Pessoais que recolhe. Esta Política (“Política”) permite-lhe saber como a esta Organização recolhe e usa os seus Dados Pessoais, como pode controlar o seu uso e descreve as nossas práticas em relação a informação recolhida.

Os Canais de Comunicação podem providenciar links para outras plataformas não pertencentes ao universo da Pronova, geridos por entidades terceiras. Por isso mesmo, encorajamo-lo a verificar as condições gerais de utilização e políticas de privacidade desses websites, serviços, redes sociais ou aplicações antes de fornecer os seus Dados Pessoais, uma vez que esta política de privacidade apenas se aplica a este website. A Pronova não se responsabiliza por esses websites, serviços, redes sociais ou aplicações geridas por entidades terceiras para as quais as hiperligações dos nossos canais de comunicação possam remeter.

Que informação recolhemos acerca de si?

Recolhemos informação acerca de si quando preenche o formulário para contacto. Também recolhemos informação sua quando voluntariamente usa a ferramenta de conversação (“chat”).

Os dados pessoais recolhidos são os necessários à finalidade pela qual nos contactou, tratando nesse âmbito dados como o nome, endereço de correio eletrónico, telefone e o assunto, ou quaisquer outros dados estritamente necessários a finalidade lícita do serviço a prestar. Ao disponibilizar os seus dados pessoais, está a autorizar a recolha, uso e divulgação dos mesmos de acordo com as regras aqui definidas.

Pedimos-lhe que não envie ou partilhe com a Pronova qualquer informação pessoal sensível como a origem racial ou étnica, as opiniões políticas, as convicções religiosas ou filosóficas, ou a filiação sindical, bem como dados genéticos, dados biométricos, dados relativos à saúde ou dados relativos à vida sexual ou orientação sexual.

A informação de uso do website é recolhida usando cookies, mas não o identificam especificamente, sendo ou podendo ser recolhidos os dados seguintes:

  • Endereço IP.

  • Localização geográfica.

  • Informação acerca do dispositivo que está a aceder ao website, nomeadamente, tipo e versão do navegador, sistema operativo, resolução do ecrã, linguagem preferida, informação contida nos cabeçalhos HTTP e versão do agente.

  • O motor de busca que usou para localizar e aceder ao website.

  • Data e tempo de atividade no website, bem como, páginas web e conteúdos visitados e clicados.

Importa realçar que esta informação de uso não o identifica deliberadamente e se excecionalmente o identificar a mesma será anonimizada de imediato.

Ao ceder informação está a dar o seu consentimento informado e inequívoco de que consente o tratamento dos dados que lhe digam respeito de forma automatizada.

Os dados solicitados não são de caráter obrigatório, estando os mesmos identificados, podendo a falta ou inexatidão das respostas dadas comprometer o serviço prestado.

De que forma usamos a informação sobre si?

Os dados recolhidos servem para processar e gerir o seu pedido.

Usamos a informação recolhida do website para personalizar as suas próximas visitas.

Pronova não partilha a sua informação para campanhas de marketing com empresas não pertencentes ao grupo nem transfere os seus Dados Pessoais para um país terceiro sem o seu conhecimento.

Embora a informação fornecida seja geralmente tratada como privada na Pronova, os dados recolhidos serão utilizados em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais, durante todo o processo de tratamento; pode, no entanto, ser necessário transferir Dados Pessoais de forma privada para outros órgãos, nomeadamente, o judicial, ou órgão de regulação da área de atividade.

Tem o direito de apresentar reclamação a uma Autoridade de Controlo da União Europeia em relação à proteção dos seus Dados Pessoais. A Pronova prestará a sua colaboração à Autoridade de Controlo facultando-lhe todas as informações que por esta, no exercício das suas competências, lhe forem solicitadas.

A informação recolhida neste website não envolve a tomada de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis.

Neste website não são efetuadas comparações, interconexões ou qualquer outra forma de inter-relacionar as informações registadas.

Porque os seus dados poderão circular em rede aberta correm o risco de serem vistos e utilizados por terceiros não autorizados.

Pronova não assume qualquer responsabilidade quando, por motivos alheios ou desconhecidos, ocorra erro, dano, difusão ou acesso não autorizado decorrente da transmissão de dados eletrónica que possa ocorrer entre a Pronova e o Titular dos Dados.

Pronova só aceita registos e pedidos de informação de utilizadores com, pelo menos, 16 anos de idade. Os Canais de Comunicação da Pronova não são direcionados a utilizadores menores de idade. Se souber de algum registo efetuado por um menor agradecemos que nos alerte de tal facto a fim de procedermos de imediato à remoção do registo do mesmo.

Os destinatários ou categorias de destinatários dos seus Dados Pessoais dependendo da ferramenta de contacto que utilizar são a Direção da organização, o Diretor de TI, o Comercial ou para plataformas de contacto direto, quando assim o escolher. Partilharemos os seus dados pessoais com o seu consentimento ou, conforme necessário, para concluir qualquer transação ou fornecer qualquer serviço que solicitou. Também partilhamos os dados com empresas pertencentes ao mesmo grupo económico do qual a Pronova faz parte, assim como, com vendedores que trabalham em nosso nome; quando exigido por lei ou para responder ao processo legal; para proteger os nossos clientes; para proteger vidas; para manter a segurança dos nossos serviços; e para proteger os direitos de propriedade ou a própria Pronova.

Acesso e correção da sua informação

Queremos ter a certeza da exatidão e fiabilidade da informação que retemos sobre si.

Confiamos no Utilizador, para nos fornecer informações precisas e completas e para proceder à atualização dos dados em relação a qualquer alteração na informação fornecida.

Direitos dos utilizadores e tempos de retenção dos dados

O Utilizador tem o direito de retirar o seu consentimento ao tratamento de dados pessoais que lhe digam respeito em qualquer altura, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado. Pode também solicitar à Pronova acesso aos seus Dados Pessoais, a sua retificação ou o seu apagamento, bem como a limitação do tratamento no que disser respeito ao Utilizador. O utilizador pode, também, opor-se ao tratamento, exercer o direito à portabilidade dos dados, bem como solicitar uma cópia da informação que temos acerca de si. Se quiser solicitar uma cópia parcial ou total da informação retida sobre si pela Pronova, assim como exercer qualquer outro dos seus direitos, por favor escreva-nos através dos endereço disponibilizados nesta política.

Os Dados Pessoais necessários para a execução do contrato no qual o Utilizador é parte, para o cumprimento das obrigações jurídicas a que o Responsável pelo Tratamento esteja sujeito e os que sejam necessários para efeito dos interesses legítimos prosseguidos pela Pronova não estão incluídos no ponto anterior.

Se os pedidos apresentados pelo Utilizador forem manifestamente infundados ou excessivos, nomeadamente devido ao seu caráter repetitivo, a Pronova, ao abrigo do quadro legal vigente, pode exigir o pagamento de uma taxa razoável tendo em conta os custos administrativos do fornecimento das informações ou da comunicação, ou de tomada das medidas solicitadas ou recusar-se a dar seguimento ao pedido.

Sem prejuízo de disposições legais ou regulamentares em contrário, os Dados Pessoais serão conservados apenas pelo período mínimo necessário para as finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento após os quais são eliminados ou, caso seja do interesse da Pronova, processados para fins estatísticos, anonimizados, não sendo possível identificar o seu Titular.

Carece de consentimento do utilizador o tratamento posterior dos Dados Pessoais para um fim que não seja aquele para o qual os dados tenham sido recolhidos. Antes desse tratamento, o Responsável pelo Tratamento fornece ao Titular dos Dados informações sobre esse fim e quaisquer outras informações pertinentes.

Cookies

São pequenos ficheiros de texto guardados no seu computador que servem para recolher informação acerca do seu dispositivo e informação acerca da sua experiência de utilização. Esta informação é usada para registar o número de visitas efetuadas e compilar informação estatística acerca da atividade do website.

Tipos de Cookies consoante a entidade que os gere:

  • Cookies próprios: um cookie gerido por este domínio / website.

  • Cookies de terceiros: um cookie gerido por outro domínio / website.

  • Cookies persistentes: a informação do cookie encontra-se armazenada de forma permanente no seu equipamento.

  • Cookies de sessão: a informação do cookie não se encontra armazenada de forma permanente no seu equipamento.

Pronova usa cookies de sessão (“session cookies”) e cookies próprios (“first-party cookies”) bem como cookies persistentes (“persistent cookies”) e cookies de terceiros (“third-party cookies”).

Tipos de cookies consoante a finalidade de utilização:

  • Cookies técnicos: são aqueles que permitem navegar através de um domínio / website, utilizando as diferentes opções ou serviços como, por exemplo, identificar a sessão, aceder a áreas de acesso restrito e realizar o processo de um pedido de compra.

  • Cookies de personalização: são aqueles que permitem aceder ao domínio / website com algumas características predefinidos em função de um conjunto de decisões tomadas, como por exemplo a língua utilizada.

  • Cookies de análise: são aqueles que permitem a monitorização e análise do comportamento dos utilizadores de websites aos quais estão vinculados. A informação recolhida através de tais cookies é usada, por exemplo, para medir a atividade dos websites e elaborar perfis de navegação.

  • Cookies publicitários: são aqueles que permitem a gestão da forma mais eficiente de espaços publicitários com base em critérios como o conteúdo editado ou a frequência em que os anúncios são exibidos.

  • Cookies de publicidade comportamental: são aqueles que permitem a gestão da forma mais eficaz possível de espaços publicitários. Estes cookies armazenam informações sobre o comportamento do utilizador, obtidas através da observação contínua dos seus hábitos de navegação, permitindo desenvolver um perfil específico para exibir anúncios com base neste.

Pronova usa Cookies técnicos, Cookies de análise e Cookies de publicidade comportamental.

A informação relativa aos cookies é controlada e acedida pelo proprietário do website.

Cookies usados pela Pronova:

Nome

do Cookie

Finalidade Tempo

de Retenção

Domínio Titular Parte Tipo

de Cookie

_grecaptcha distinguir entre humanos e bots Persistente www.google.com Google Cookie

técnico

_GRECAPTCHA distinguir entre humanos e bots 179 dias www.google.com Google Cookie

técnico

rc::a distinguir entre humanos e bots Persistente https://pronova.pt/ Google Cookie de

Marketing/tracking

rc::b distinguir entre humanos e bots sessão https://pronova.pt/ Pronova Cookie de

Marketing/tracking

rc::c distinguir entre humanos e bots sessão https://pronova.pt/ Google Cookie de

Marketing/tracking

rc::d-15# distinguir entre humanos e bots Persistente https://pronova.pt/ Google Cookie

De marketing/tracking

wc_cart_hash* Sem

classificação

Sessão https://pronova.pt/ WooCommerce Cookie

essencial

wc_fragments* Sem

classificação

Sessão https://pronova.pt/ WooCommerce Cookie

essencial

_ga Registra um ID exclusivo que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site 2 anos https://pronova.pt/ Google Cookie

analítico

_gat usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação 1 dia https://pronova.pt/ Google Cookie

analítico

_gid Registra um ID exclusivo que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site 1 dia https://pronova.pt/ Google Cookie

analítico

ads/ga-audiences usado pelo Google AdWords para atrair novamente os visitantes que provavelmente se converterão em clientes com base no comportamento on-line do visitante Sessão www.google.com Google Cookie

publicitário

De acordo com a informação acima fornecida, como utilizador, está a consentir expressamente o uso dos cookies de que se fez referência para os fins previstos para cada um dos mesmos.

Informação específica sobre os cookies de terceiros Google Analytics pode ser obtida através do endereço https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage e do serviço AddThis através do endereço http://www.addthis.com/privacy.

Esclarecimentos sobre outros cookies de terceiras partes podem ser obtidos através da consulta das respetivas páginas de privacidade.

Pode obter mais informação visite www.aboutcookies.org ou www.allaboutcookies.org.

Pode configurar o seu browser para não aceitar cookies e os websites mencionados anteriormente explicam-lhe como pode removê-los. No entanto, a não aceitação de cookies, pode resultar na execução incorreta de algumas funcionalidades do website.

Nenhum dos cookies usados é essencial para a utilização do website, para uma funcionalidade em particular ou para o melhoramento do desempenho website. No entanto, a não aceitação de cookies, pode resultar na execução incorreta de algumas funcionalidades do website.

A utilização de cookies pela Pronova tem o objetivo de analisar o uso do website, permitir-lhe ter uma experiência de navegação sem problemas.

Os cookies não serão usados para nenhum outro propósito além dos mencionados no ponto anterior.

Segurança

Pronova aplica medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar um nível de segurança adequado ao risco por manter em arquivo os Dados Pessoais e durante a transmissão dos mesmos.

Pronova dispõe de um sistema informático com capacidade de resistir, com um dado nível de confiança, a eventos acidentais ou a ações maliciosas ou ilícitas que comprometam a disponibilidade, a autenticidade, a integridade e a confidencialidade dos Dados Pessoais conservados ou transmitidos, bem como a segurança dos serviços conexos oferecidos ou acessíveis através destas redes e sistemas.

Contactos

O Responsável pelo Tratamento deste website é a Pronova – Autoridade de Registro em Certificação Digital LTDA, Sucursal em Portugal e o mesmo pode ser contactado através do endereço postal sito na Avenida Aida 233, Centro Comercial Estoril Garden, Loja 910, 2765-187 Estoril – Portugal, ou em alternativa, através do endereço eletrónico privacidade@pronova.pt.

O Encarregado da Proteção de Dados (DPO) pode ser contactado através do endereço postal acima do Responsável pelo Tratamento ou atraves do endereço eletrónico  privacidade@pronova.pt.

Se tiver alguma questão acerca da nossa política de privacidade ou da informação que temos sobre si, entre em contacto connosco pelos meios indicados. Responderemos no prazo limite de 30 dias.

Alterações a este comunicado de privacidade

As nossas políticas de privacidade são revistas regularmente e todas as alterações serão publicadas neste website. A última atualização é de 29 de julho de 2022.