27

Set

Como o certificado digital (SSL) ajuda no ranqueamento do seu negócio no Google

O Secure Sockets Layer (SSL), certificado digital para sites, também é fundamental em vários outros quesitos para o sucesso de um e-commerce, portal de notícias e muito mais.

Para ficar em primeiro lugar no Google, ou no top 10, o gigante das buscas analisa a segurança do site, além de vários outros fatores.

Em 2013, uma pesquisa da Pew Research Center revelou que 68% dos usuários não consideravam as leis de proteção de dados suficientes.

Por isso, o Google definiu o protocolo “https”, que também pode ser representado por um cadeado do lado esquerdo da aba de URL, para maior privacidade e segurança dos internautas.

Para adicionar os recursos, um certificado digital precisa ser instalado. É o SSL, disponível em certificadoras digitais.

Na época, o gigante das buscas afirmou que o peso de ter um SSL seria leve e que aumentaria a relevância do “https” com o passar dos anos.

Hoje, com a evolução das vendas digitais e, no Brasil, com a Lei de Proteção de Dados (LGPD), a relevância do certificado digital para sites cresceu.

Além disso, está interligado à performance nas buscas via Google.

Experiência do usuário melhor = site em melhor posição

Um site no qual há sinais de que a navegação é segura oferece melhor experiência para o usuário, foco do Google nos fatores de ranqueamento desde 2019.

Naquele ano, o buscador passou pela maior atualização em relação às cinco revisões anteriores, com o algoritmo Google Bert. 

Para começar, quando o internauta tenta acessar um canal sem SSL há um alerta que pode fazer com que ele desista de visitar o site. 

No site sem “https”, caso o internauta prossiga com a visita, também é sinalizado que a navegação não é segura. 

Estar em portal com SSL também aumenta a confiança do internauta, por outro lado. 

Aumento de tempo de permanência e diminuição de rejeição

Métricas ligadas à retenção têm peso maior na avaliação do Google para o ranqueamento durante as pesquisas com o Google Bert.

Isso porque é um sinal de que a experiência no site é boa. 

Um site com SSL tende a ter um tempo de permanência maior, já que a confiança de estar em um ambiente digital seguro faz com que a pessoa busque as informações com mais segurança naquele local. 

A taxa de rejeição, que consiste em sair do site sem navegar por ele, tende a diminuir, e isso é outra métrica importante para o Google. 

Tendência em aumentar páginas por sessão

Quanto mais páginas o internauta visitar, mais bem avaliado será seu site.

Para navegar em várias áreas, ele precisa sentir confiança para permanecer.

O certificado SSL é um dos primeiros sinais de que o portal não é malicioso.

Claro, apenas o “https” não é suficiente para o internauta navegar por várias páginas de um site ou blog.

No entanto, é o primeiro ponto que impacta a experiência do usuário, já que há alertas sobre a ausência do recurso.

Métricas sem SSL são incompletas 

Ser citado por outros sites é excelente para a otimização do site.

Isso consiste no link building, uma das práticas mais desafiadoras de otimização para buscas, já que outros sites precisam ver valor no seu conteúdo para referenciá-lo. 

O SSL demonstra para criadores de conteúdo que seu site é confiável e ainda te coloca em posições mais privilegiadas nas pesquisas.

Facilita assim que redatores e gestores cheguem até seu site. Caso seu conteúdo seja bom, ele pode citar sua empresa e inserir um link nos materiais dele. 

No entanto, você não conseguirá monitorar se não tiver um SSL. Por questões técnicas, o Google não contabiliza o tráfego externo se seu portal não usar o “https”. 

Outras vantagens do SSL

Além de pontuar no fator de ranqueamento do Google e ajudar a melhorar métricas importantes para o buscador, o certificado SSL traz muitas outras vantagens.

Ele também é obrigatório em algumas situações. 

Exigência da LGPD

Se o site coleta dados do usuário, tem formulários de contato ou realiza vendas, o certificado SSL é obrigatório.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige o padrão “https”.

Desrespeitar essa regra e outras da LGPD acarreta de advertência a multa, que pode chegar a R$50 milhões. 

Pré-requisito para integrar com cartão de crédito 

As maiores operadoras de cartões de crédito só integram seus sistemas a sites com certificado de segurança.

Segundo uma pesquisa da Paypall, 80% dos internautas preferem cartões de crédito para pagarem suas compras on-line.

Dessa forma, deixar de oferecer a opção é um fator que dificulta o fechamento de negócio e, consequentemente, você alcançar suas metas. 

Imagem mais profissional

Entrar em um site com SSL transmite uma imagem muito mais profissional do que aqueles sem o recurso.

A maioria dos usuários tem más impressões quando veem os alertas sobre a falta de segurança nos portais.

O pensamento de quem entra em um portal com o “https” é que os riscos de ter os dados roubados é significativamente menor.

E, de fato, é, já que há camadas extras de proteção com o SSL. 

Segurança para sua empresa 

A proteção de dados é um dos principais assuntos para uma boa reputação das empresas. Grandes corporações que foram vítimas de vazamento de informações sigilosas perderam valor na bolsa de valores e usuários.

Mais do que a perda financeira e depreciação da imagem, você enfrentará muitos transtornos para conseguir regularizar a situação. 

Seu site também vai correr bem menos riscos de ficar fora do ar devido a ataques de cibercriminosos, independentemente se ocorrer roubo de informações ou não. Especialmente para quem trabalha com venda on-line, pouco tempo fora do ar pode significar inúmeros prejuízos financeiros.

Fonte: CryptoID

Post a Comment